Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Intervalo para a vida

           

São 07h00 da manhã e o despertador toca. Levantamos da cama e depois de alguns minutos saímos de casa. O trânsito já começa na primeira esquina. Logo estamos no trabalho, resolvemos problemas com colegas, almoçamos, hora de sair. Trânsito de novo, mas voltamos ao lar. E a rotina continua pelo resto da semana.
Estamos sempre rodeados de pessoas, vistos por familiares, amigos, colegas, câmeras de segurança etc. Contudo, não é possível prever, controlar ou ver o que se passa em nossa mente na hora em que deitamos na cama para dormir.
Falo do período antes de pegar no sono, quando paramos pra ouvir nossos sentimentos. A mente viaja nas imagens e sons que foram absorvidos durante o dia. Os problemas, as ansiedades e alegrias vêm à tona, vilões que às vezes tratam de nos tirar o sono.
Quando tudo está em silêncio, o coração está em convulsão. Hora para lembrar dos fatos, reparar as arestas, assumir erros, construirmos mais uma parte de quem somos.
Mas há tempos que a racionalidade da vida nos tira esta sensibilidade de ouvirmos nosso próprio coração e vivemos sem solicitude própria. Não cuidamos de nós mesmos, esquecemos de desfragmentar nossas recordações e paramos de caminhar em direção de nossos sonhos. Nos tornamos quase máquinas e desumanos.

A bíblia fala de uma pessoa inconseqüente que não possuía responsabilidades no que fazia. Homem que parou no tempo, amaldiçoado por seus atos, chamado Jacó.  
“E Jacó ficou sozinho. Então veio um homem que se pôs a lutar com ele até o amanhecer. Quando o homem viu que não poderia dominá-lo, tocou na articulação da coxa de Jacó, de forma que lhe deslocou a coxa, enquanto lutavam. Então o homem disse: "Deixe-me ir, pois o dia já desponta". Mas Jacó lhe respondeu: "Não te deixarei ir, a não ser que me abençoes". O homem lhe perguntou: "Qual é o seu nome?" "Jacó", respondeu ele. Então disse o homem: "Seu nome não será mais Jacó, mas sim Israel, porque você lutou com Deus e com homens e venceu". Prosseguiu Jacó: "Peço-te que digas o teu nome". Mas ele respondeu: "Por que pergunta o meu nome? " E o abençoou ali. Jacó chamou àquele lugar Peniel, pois disse: "Vi a Deus face a face e, todavia, minha vida foi poupada". Ao nascer do sol atravessou Peniel, mancando por causa da coxa.” Gênesis 32:24-31
Durante a noite, Jacó foi um homem que lutou pela sua identidade. Ele quis ser uma pessoa diferente do que era chamado, mas foi necessário reconhecer quem era para tornar-se um novo homem. E a marca em sua coxa, nos traz um memorial de transformação e uma prova de recomeço.
Saiba que as maiores lutas das nossas vidas, são travadas em nosso travesseiro. Quando olhamos para dentro de nós mesmos e reconhecemos nossas fraquezas, nossos erros, quem nós somos e quem podemos ser.

Assim como diz em provérbios: “Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.” Provérbios 4:23. Às vezes é bom pararmos para organizar nossos sentimentos, pois somos humanos.
Neste momento, descanse em Deus, deixe Ele mexer onde a razão e emoção se encontram. Isto irá gerar o equilíbrio para sua vida, uma marca necessária para te ajudar a continuar andando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário