E se por acaso Deus se transformasse em uma das pessoas que você vê no seu cotidiano? Como você falaria com Ele? Sabe o senhor do elevador, o porteiro do prédio, o segurança do shopping, a faxineira do seu trabalho, o motorista do carro da frente, o garçom do restaurante, o assistente do seu escritório?
Na história da mulher samaritana, Jesus apareceu como um homem estranho no dia a dia dela. Uma pessoa que lhe pedia água.
“E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta. Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos). Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.”(João 4:6-10)
Uma certa vez, após a Sua morte, Jesus apareceu como um viajante a caminho de Emaús. Por quilômetros, Ele andou ao lado de dois discípulos, os quais estavam entristecidos com Sua morte, mas só reconheceram o Mestre, ao partirem o pão.
“Naquele mesmo dia, dois deles estavam indo para um povoado chamado Emaús, a onze quilômetros de Jerusalém.“No caminho, conversavam a respeito de tudo o que havia acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles; mas os olhos deles foram impedidos de reconhecê-lo.”(Lucas 24:13-16)
Após ter morrido, Jesus fez algumas aparições aos discípulos, em uma delas, Ele era um homem na praia. E só foi reconhecido quando fez o milagre da pesca.
“Ao amanhecer, Jesus estava na praia, mas os discípulos não o reconheceram. Ele lhes perguntou: "Filhos, vocês têm algo para comer? ""Não", responderam eles. Ele disse: "Lancem a rede do lado direito do barco e vocês encontrarão". Eles a lançaram, e não conseguiam recolher a rede, tal era a quantidade de peixes. O discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: "É o Senhor! " Simão Pedro, ouvindo-o dizer isso, vestiu a capa, pois a havia tirado, e lançou-se ao mar.Os outros discípulos vieram no barco, arrastando a rede cheia de peixes, pois estavam apenas a cerca de noventa metros da praia.” (João 21:4-8) - Será que só vemos Deus quando Ele faz algum milagre?
Se Jesus nos aparecesse como um ser celestial, ficaria fácil tratá-lo com amor e reverência. Mas proponho tentarmos estar mais sensíveis e perceptíveis a Deus, não só quando O adoramos, mas quando nos relacionamos com uma pessoa.
É possível sentir Deus quando conversamos com alguém. Percebê-Lo, quando tratamos com amor as pessoas que vemos diariamente.
Você já pensou se a mulher samaritana tivesse dito ao homem que lhe pedia água, pra que ele mesmo pegasse?
E se o homem que caminhou com os discípulos a caminho de Emaús, não fosse convidado para comer o pão com eles?
Pense que cada pessoa que temos algum tipo de relacionamento, por menor que seja, é uma oportunidade de sermos cristãos, pois Jesus não só apareceu como um estranho a àquelas pessoas, Ele também fez um milagre.
E se hoje ser um bom companheiro, uma ótima companhia ou um estranho admirável, pode ser considerado um milagre, que sejamos um milagre no cotidiano das pessoas.
Flávio e Fabiana
