"13 Nesse mesmo dia, iam dois deles para uma aldeia chamada Emaús, que distava de Jerusalém sessenta estádios;
14 e iam comentando entre si tudo aquilo que havia sucedido.
15 Enquanto assim comentavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou, e ia com eles;
16 mas os olhos deles estavam como que fechados, de sorte que não o reconheceram.
17 Então ele lhes perguntou: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós? Eles então pararam tristes.
18 E um deles, chamado Cleopas, respondeu-lhe: És tu o único peregrino em Jerusalém que não soube das coisas que nela têm sucedido nestes dias?
19 Ao que ele lhes perguntou: Quais? Disseram-lhe: As que dizem respeito a Jesus, o nazareno, que foi profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo.". (Lucas 24-13)
Está história bíblica fala a respeito de dois homens que andavam pelo caminho de Emaús. A estrada era longa e conversavam a respeito de Jesus. Estavam tristes e desiludidos porque tiveram uma grande perda, Jesus tinha falecido. Certa hora, um outro homem se aproximou e muito interessado puxou conversa com os dois.
Este terceiro homem envolveu-se no problema deles, a fim de conhecê-los mais. Jesus andava com eles e nem percebiam.
Cristo fez perguntas ao invés de dar a resposta que almejavam.
A vida com Jesus é uma caminhada. Nem sempre Ele nos responde do jeito que esperamos, mas sempre está conosco e nos ouve.
Imagina o tamanho do problema dos dois viajantes? Jesus morreu, e agora? Mas, se não tivessem cegos por focarem no problema, veriam que a solução estava diante deles.
Você talvez um dia se perguntou: "Se Deus vê tudo, porque tenho que contar pra Ele?"
Jesus sabia o que estava acontecendo com eles, mas fez questão de ouvi-los falar do jeito deles, sob a visão deles. Jesus não se revelou prontamente porque tinha algo a tratar no caminho. Não tirou-lhes rapidamente a tristeza, revelando-se logo no início, porque a resposta se formaria num processo de caminhada juntos.
Uma vez vi um comercial na TV que dizia: "Não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas." Nossas angústias e aflições podem nos impulsionar a crescer e buscar algo melhor.
Ele se importa com você, Ele se preocupa com você, sabe o que você precisa, gosta de ouvir você e sente sua dor. Ele te ama de verdade.
Jesus andou com eles porque queria sentir também o cansaço deles.
Sabe porque às vezes nos sentimos acuados, sem saída ou limitados? "Porque a cerca que nos limita pode ser a mesma que nos protege."
Quando chegam ao final da viagem, Jesus iria tomar outro rumo, mas é convidado pelos viajantes a ceiar na casa deles. E de repente ao partir do pão, eles enxergam Jesus.
Convide Ele para participar dos seus pensamentos e dos seus segredos. Ele quer entrar na sua casa e dividir com você os pensamentos Dele também.