Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Oratória Curso de Recursos Humanos III 2010

Bom dia a todos, convido os Senhores e Senhoras a refletir sobre honestidade.

Vivemos em uma sociedade marcada pelo desafeto, consumismo desnecessário, de vaidades excessivas e desigualdade social crescente.

Como em uma cadeia alimentar, pessoas estão se devorando para obter vantagens e atender seus próprios interesses, passando por cima de gente para subir na vida, destruindo sonhos dos outros pela incapacidade própria de sonhar por um bem melhor coletivo.

Sãos evidentes as injustiças e a prosperidade do poder nas mãos dos maus.

É grande a quantidade de gente passando fome e sem teto.

Contudo, não podemos afirmar que está tudo perdido. Acredito que há pessoas que podem mudar o mundo, pessoas que trabalham e não roubam, pessoas estudam e não praticam iniqüidades, gente que quer um futuro melhor usando os meios lícitos.

Acredito que ainda existem pessoas que são altruístas, não egoístas, que se dedicam aos semelhantes, não só a si próprias.

Gente, que tem como maior virtude a honestidade. Que não só pregam ser honestas, mas são verdadeiras e justas.

Todos os dias peço a Deus que me torne uma pessoa melhor, e hoje Ele meu deu mais uma ferramenta para isso. Usarei meu conhecimento para ajudar não só meus colegas ou meu local de trabalho, e sim todas as famílias que dependem dos vencimentos desses trabalhadores.

Rui Barbosa já tinha advertido: “Haverá um tempo que o homem terá vergonha de ser honesto”. Não deixem esse tempo chegar.

Por isso senhores, sejam sempre verdadeiros e justos, acima de tudo, honestos.

E por fim, Agradeço aos instrutores e a todo efetivo do Gabinete de treinamento, tenho certeza que vocês não esqueceram dessa turma.